Realizou-se entre os dias 30 de janeiro a 3 de fevereiro o quinto encontro do Projeto Erasmus+“European Future Skills” na escola parceira da Estónia, Lasnamäe Gümnaasium.
Neste encontro participaram quatro alunas dos 8.º e 9.ºanos da EB 2,3 Cego do Maio em conjunto com alunos das escolas parceiras da Espanha, Letónia, Grécia e Alemanha, sendo acompanhados pela coordenadora local do projeto, Mónica Brandão, o Diretor e duas docentes de Inglês.
Os alunos participantes foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias em Tallinn, onde ficaram alojados ao longo da semana e, na escola, participaram em atividades relacionadas com a temática do projeto que pretende desenvolver competências como o espírito crítico, a autonomia e a cooperação: realizaram jogos de apresentação, participaram em workshops e debates sobre as competências necessárias para se candidatarem a diferentes profissões, bem como criaram o seu próprio CV na plataforma Europass.
Ao longo da semana, quer alunos, quer professores conheceram a escola, o Diretor da instituição e o Presidente da Câmara do município. No 2.º dia, durante a manhã, os alunos trabalharam colaborativamente e em equipas transnacionais na atividade “Let´s get a job”, dinamizado pelos parceiros espanhóis. No 4º dia, a equipa portuguesa preparou ainda um workshop sobre a plataforma Europass, tendo elaborado duas atividades distintas, mas com o mesmo propósito. Os alunos participaram com entusiasmo, especialmente quando criaram o seu CV. No final das atividades, cada grupo conheceu ainda a plataforma Linkedin.
Paralelo às atividades na escola da Estónia, foram realizadas visitas guiadas e verdadeiras aulas ao ar livre em lugares icónicos fora da cidade, onde foi possível aprender capacidades de sobrevivência na floresta. Os alunos conheceram Valgehobusemäe Ski and Recreation Centre Järva County, Albu Rural, na vila de Mägede.
Por fim, todos os países parceiros se reuniram na escola para celebrar e viver o último dia depois de uma semana cheia de emoções e intensidade em Tallinn. No centro escolar, foi oferecido aos portugueses, alemães, letões, espanhóis e gregos um almoço confecionado pelas alunos e respetivas famílias como forma de gratidão por esta semana de partilha.
Mais uma vez, este intercâmbio escolar deu-lhes a oportunidade única de interagirem com os alunos provenientes das outras escolas parceiras e a criação de elos de amizade e camaradagem com diversos jovens europeus.
Foi uma semana intensa de trabalho e também diversão. A equipa portuguesa sente-se orgulhosa dos seus alunos que se mostraram comunicativos, prestáveis e colaborantes nas tarefas propostas e uma postura exemplar quer na escola quer nas famílias que os acolheram.
A última mobilidade deste projeto continua no próximo mês de abril na mobilidade à escola parceira da Letónia.