Erasmus+ na Letónia |European Future Skills

Realizou-se entre os dias 24 e  28 de abril  o sextoe último encontro do Projeto Erasmus+“European Future Skills” na escola parceira da Letónia, Ventspils 3.pamatskola.

Neste encontro participaram quatro alunas dos 8.º e 9.ºanos da EB 2,3 Cego do Maio em conjunto com alunos das escolas parceiras da Espanha, Estónia, Grécia e Alemanha, sendo acompanhados pela coordenadora local do projeto, Mónica Brandão.

Os alunos participantes foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias em Ventspils, onde ficaram alojados ao longo da semana e, na escola, participaram em atividades relacionadas com a temática do projeto que pretende desenvolver competências como o espírito crítico, a autonomia e a cooperação:, participaram em workshops e debates sobre as competências necessárias para se candidatarem a diferentes profissões, bem como trocaram ideias sobre o seu emprego de sonho e utilizaram tecnologia 3D.

No 1º dia, quer alunos, quer professores visitaram Riga, a capital, uma cidade cheia de encantos, pequena, preservada e tranquila. A cidade nasceu na margem do Rio Daugava, onde hoje fica o que é chamado de Old Town, a cidade antiga. Essa área, com características medievais, bem preservadas e cheias de ruas estreitas e vazias tornam esta cidade única.

No 2.º dia, durante a manhã conheceram a escola e respetiva Diretora da instituição realizaram jogos de apresentação e durante a tarde visitaram a biblioteca PĀRVENTAS, onde assistiram a um workshop sobre artesanato local.

No 3º dia, os alunos visitaram o museu Vizium e participaram com entusiasmo nas atividades selecionadas para esse dia. No final das atividades, cada grupo conheceu ainda a empresa Azeron, um paraíso para gamers.

Paralelo às atividades na escola da Letónia, no 4º dia, foram realizadas visitas guiadas e verdadeiras aulas ao ar livre em lugares icónicos fora da cidade, onde foi possível aprender um pouco mais sobre a história do país.  Os alunos conheceram Kuldiga, onde puderam observar os famosos “Flying Fish”, bem como descobrir a cidade através de um jogo patrocinado pelo museu da cidade.

Por fim, todos os países parceiros se reuniram na escola para celebrar e viver o último dia depois de uma semana cheia de emoções e intensidade em Ventspils. No centro escolar, foi oferecido aos portugueses, alemães, estonianos, espanhóis e gregos um almoço confecionado pelos alunos a respetivas famílias como forma de gratidão por esta semana de partilha.

Mais uma vez, este intercâmbio escolar deu-lhes a oportunidade única de interagirem com os alunos provenientes das outras escolas parceiras e a criação de elos de amizade e camaradagem com diversos jovens europeus.

Foi uma semana intensa de trabalho e também diversão. A equipa portuguesa sente-se orgulhosa dos seus alunos que se mostraram comunicativos, prestáveis e colaborantes nas tarefas propostas e uma postura exemplar quer na escola quer nas famílias que os acolheram.

Por ser a última mobilidade deste projeto, considera-se que os objetivos específicos deste projeto se concretizaram, acima de tudo, pelos fortes laços de amizade criados entre professores, alunos, famílias de acolhimento e escola.

Em nome da coordenadora do projeto, Mónica Brandão, um obrigada muto especial a todos os que tornaram este projeto possível, desde pais, professores envolvidos, famílias de acolhimento, e equipa Erasmus, nomeadamente Telma Costa, Ana Ribeiro e Raquel Araújo.

This slideshow requires JavaScript.

Behind the scenes in Latvia

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com