II Semana UBUNTU | Tornar os alunos agentes de mudança

Entre 12 e 16 de dezembro realizar-se-á 2.ª Semana UBUNTU do AECM com um grupo de 25 alunos do 3.º ciclo.  Durante cinco dias, entre as 8h30 e as 16h30, a equipa de educadores, apoiada por duas técnicas do IPAV,  vai dinamizar com o grupo de alunos selecionados atividades como dinâmicas, jogos, debates, reflexões individuais e coletivas, visualização de filmes e vídeos, partilha de testemunhos inspiradores, entre outras, integradas nos diferentes temas: “Liderar como Mandela”, “Construir Pontes”, “Ultrapassar Obstáculos”, “Vidas Ubuntu” e “I Have a Dream”.

À equipa de educadores Ubuntu formados no ano letivo anterior – professoras Ana Coelho, Ana Ribeiro, Bernardete Tavares, Flora Rodrigues, psicólogas Clara Sousa e Isabel Ferreira e Assistente Social Raquel Lourenço – juntam-se agora as professoras Natália Correia e Telma Costa.

Os alunos que participaram na 1.ª semana Ubuntu e que integram o Clube Ubuntu colaboraram na  divulgação aos novos formandos e irão integrar alguns momentos chave da semana. O entusiasmo demonstrado nos seus testemunhos contagiou os novos alunos.

O AECM aderiu no ano escolar de 2021/2022 à Academia de Líderes Ubuntu – Escolas, um programa de educação não-formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas“(conceito UBUNTU) e cujos referenciais se enquadram no Lema do Projeto Educativo do Agrupamento, “UNIDOS a edificar o Futuro” .

Este projeto tem como objetivo “capacitar” jovens e educadores, promovendo “uma cultura de construção de pontes” e de “diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça”, além de “desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu e o outro, eu e o mundo”. O método UBUNTU aposta no desenvolvimento de cinco competências centrais: Autoconhecimento, autoconfiança e resiliência, a empatia e serviço.

Este é ainda um espaço onde se privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo outras competências, como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

Saber mais sobre a Academia de Líderes Ubuntu – aqui

Semana Ubuntu II

Vídeo da Semana I (janeiro 2022)

Clube Ubuntu