Abr 11 2018

“Inovar, Integrar e Flexibilizar” motiva professores

Realizou-se ontem no Auditório da escola sede do Agrupamento o seminário Inovar, Integrar e Flexibilizar – Rumo ao Futuro“ que contou com a Presença da Doutora Ariana Cosme da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e atual consultora de apoio à equipa de coordenação nacional do programa de Flexibilização Curricular. do Dr. Fernando Franco, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Dr. Paulo Faria, Coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares.

Ariana Cosme abriu esta jornada com uma comunicação sobre “O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: desafio para os professores” – o desafio de pensar a escola de uma outra forma, questionar práticas, ter ferramentas pedagógicas mais ativas, envolver os alunos nos processos de decisão, estruturar o espaço e a avaliação com outro sentido e tomar decisões responsáveis no desenho curricular.

Fernando Franco  deu a conhecer a pertinência e objetivos dos “Ambientes Educativos Inovadores” de modo a criar no Agrupamento um espaço de reflexão e debate sobre a dinâmica da criação destes espaços e das suas potencialidades em termos de aplicação de metodologias centradas no aluno.

Paulo Faria, que moderou este painel, vai continuar a formação previamente apresentada – “Recursos e Metodologias para a construção de Ambientes Educativos Inovadores” – no próximo dia 24 deste mês.

Este seminário teve uma forte adesão por parte dos professores  do AECM.

Os convidados tiveram a oportunidade de visitar os vários espaços da escola e assistir a uma sessão de Mindfulness na sala “Mentes Sorridentes” com um grupo de alunos, manifestando o interesse de voltar e conhecer mais sobre este projecto, considerando que a escola tem todas as potencialidades para  “se tornar ainda mais inovadora e integradora das necessidades do Sistema Educativo e com uma visão de futuro ainda mais alargada”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.