Inovar, Integrar e Flexibilizar Rumo ao Futuro (2.ª parte)

Realizou-se hoje, na Biblioteca Escolar da escola sede, a 2.ª parte do Seminário “Inovar, Integrar e Flexibilizar Rumo ao Futuro”.

Paulo M. Faria, Coordenador Interconcelhio de Bibliotecas Escolares, realizou uma sessão prática para uma audiência de cerca de 40 professores dos diferentes níveis de ensino e das diferentes escolas do Agrupamento apresentando “Recursos e metodologias para a construção de ambientes educativos inovadores”.

Esta atividade formativa abordou ferramentas digitais como o Plickers, Kahoot, SocrativeWhell Decide, PadletKhan Academy, e teve como enquadramento fundamental ajudar os professores a redescobrir dinâmicas associadas ao digital, não só na escola, mas em qualquer lugar e a qualquer hora.

Foram apresentadas propostas concretas de trabalho numa lógica de criar, redescobrir e potenciar caminhos, para que os professores possam reconstruir, em diferentes contextos, estratégias conducentes a propostas metodológicas inovadoras.

Paulo Faria salientou que, hoje, a Biblioteca Escolar está preparada para dar resposta a estas necessidades e de promover a mudança, quer em áreas tradicionais de trabalho, quer naquelas que emergem do uso massificado das tecnologias e que exigem novas literacias, de acordo com o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Os professores saíram desta sessão motivados para desenvolver novas competências particularmente na área de construção de materiais recorrendo às novas tecnologias e aos ambientes digitais.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com