Novo Projeto Erasmus+ aprovado para 2019-21: mais uma aventura

Com o objetivo de contribuir fortemente para o crescimento individual, social e académico dos nossos alunos, o AE Cego do Maio viu aprovado mais um projeto no âmbito do  Programa Erasmus+Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA 2) Parceria Estratégica entre Escolas, desta vez, com instituições da Espanha  (país coordenador) República Checa e Croácia. Este projeto tem no seu eixo temático as palavras-chave para os jovens cidadãos da UE – Mobilidade, flexibilidade e inovação, promovendo a aquisição das competências transversais, únicas e essenciais para o aluno do século XXI. Vamos continuar a apostar em oferecer oportunidades aos nossos alunos e professores promovendo mobilidades para fins de aprendizagem e formação.

“Bon Appetite Europe!”, título do projeto, que irá ser implementado nos anos letivos 2019-20 e 2020-21, dará aos alunos a oportunidade de desenvolverem tarefas específicas relacionadas com as metas do Programa da UE para a Educação e Formação na Europa 2020.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver o pensamento crítico investigando sobre o património cultural gastronómico e a forma como o podemos preservar, eliminando as barreiras sociais, culturais e físicas e disponibilizá-lo a todos, através do uso de meios digitais, da utilização de abordagens pedagógicas centradas no aluno, de estratégias que sejam úteis para lidar com a diversidade na sala de aula e desenvolver as competências-chave dos nossos alunos.

Estão programados intercâmbios de curto prazo (5 dias) de grupos de alunos entre os 11 e 13 anos para partilhar o seu trabalho e impulsionar a continuação e desenvolvimento do projeto em cada escola. Durante estes encontros, os alunos também participarão em workshops e viagens educativas destinadas a contribuir para a realização dos objetivos. o que representa uma oportunidade importante para aumentar a motivação, melhorar as competências linguísticas, sociais e interculturais, aprender sobre outras culturas, encontrar novos amigos e desenvolver o sentimento de pertença à Europa.

Os alunos que irão participar nas mobilidades serão selecionados entre as turmas que frequentam o 7.º ano em 2019-20. Os critérios de seleção serão apresentados aos alunos e encarregados de educação pela professora coordenadora do projeto, Ana Ribeiro.

Clica na imagem para saber mais sobre este projeto:

O Agrupamento vai entrar no 2.º ano do Projeto Erasmus+ “Off the beaten tracks”