Parentalidade Dropi – testemunhos e novas inscrições em janeiro|1.º e 2.º ciclos

Ajude-nos a criar as melhores condições para que possa participar! Se é encarregado/a de educação, pai ou mãe e teria interesse em frequentar as 8 sessões (1 vez por semana) do Programa Parentalidade Dropiindique-nos qual seria, para si, o melhor dia / horário e local, respondendo a uma breve sondagem AQUI

Partilhamos um vídeo com os testemunhos de alguns dos 15 pais/mães que participaram na 1.ª edição de sessões baseadas no Programa Parentalidade DROPI, implementadas em outubro e novembro de 2022, com o propósito de apoiar os pais no exercício, nem sempre fácil, de uma parentalidade mais positiva, consciente e intencional. Estes corajosos pais e mães contam-nos o que levam nas suas mochilas, revelando aprendizagens e conquistas obtidas durante este percurso. Ao que parece, a motivação e a união sentidas nos grupos foram crescendo e as expectativas, graças a todos os envolvidos, foram gratificantemente superadas!

Os nossos sinceros agradecimentos aos pai e mães que participaram nesta 1.ª edição, que arriscaram, que se entregaram, confiaram e deram um pouco (tanto!) de si ao grupo. Agradecemos também aos funcionários e coordenadores das escolas básicas da Pedreira, Argivai e do Século que colaboraram com a iniciativa e pacientemente nos acolheram, por vezes em horários tardios.

Levar uma iniciativa destas a bom porto foi possível graças ao esforço conjunto das equipas incansáveis do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família que projetou a implementação, proporcionou a aplicação do programa Parentalidade Dropi e a dinamização das sessões; do projeto eduk’ARTE-e8G que, para além da co-facilitação das sessões, proporcionou o acompanhamento das crianças durante as sessões, os lanches e os prémios; assim como do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) que, através de uma colaboração e apoio constantes, por vezes invisível mas tão crucial, esteve sempre presente.

Dispor destes valiosos recursos só é possível num Agrupamento de Escolas onde o Diretor e os Orgãos de Gestão apostam fortemente em eixos como o apoio à família, considerando o envolvimento da família um elemento chave na promoção de um desenvolvimento saudável e do sucesso educativo das crianças/alunos.

 

Fica o desafio lançado para a criação de novos grupos de pais/mães, no 2º período letivo que se avizinha. Relembramos os temas das 8 sessões do Programa Parentalidade Dropi:
  • Sessão 1 – Relações Positivas
  • Sessão 2 – Brincar
  • Sessão 3 – Comunicação
  • Sessão 4 – Autoestima
  • Sessão 5 – Regras e Limites
  • Sessão 6 – Resiliência | Lidar com tempestades
  • Sessão 7 – Gestão Emocional
  • Sessão 8 – Dar o salto

Reforçamos a importância de nos informar da sua disponibilidade. Se teria interesse em frequentar as 8 sessões (1 vez por semana), indique-nos qual seria, para si, o melhor dia / horário e local, respondendo a uma breve sondagem AQUI.

As inscrições para novas sessões abrirão em janeiro de 2023. Esperamos poder assegurar o acompanhamento dos filhos/as, enquanto os pais estão nas sessões.

Para mais informação ou esclarecimentos, poderá contactar a equipa através dos emails [email protected] (Assistente Social e Educadora Parental do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, dinamizadora das sessões de Parentalidade Dropi) ou[email protected] (Psicóloga do projeto eduk’ARTE-e8G, co-facilitadora das sessões de Parentalidade Dropi).

Agradecemos o seu interesse e desejamos um excelente novo ano, ainda mais inspirador!