Fev 06 2018

Projeto “A Várias Mãos” arranca com grupo de crianças do Pré-escolar do AE Cego do Maio

Hoje, na EB1/JI do Século arrancou o projeto “A Várias Mãos”(clicar para ver a 1.ª edição) o 2.º projeto concelhio de escrita colaborativa da rede de bibliotecas escolares da Póvoa de Varzim, promovido, nesta edição, não só pelos professores bibliotecários do concelho, com o apoio da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e  da Autarquia, como pelo jornalista Alberto Serra, que vai dinamizar oficinas de escrita criativa com todos os grupos etários participantes das diferentes escolas.

Ao AE Cego do Maio coube a participação com um grupo de alunos do Pré-escolar, que inicia a história a ser desenvolvida pelos restantes grupos etários. Alberto Serra dinamizou durante toda a manhã diferentes atividades com este grupo de crianças com o intuito de despertar a criatividade para a criação artística. Após vários jogos de apresentação e de afetos, criaram-se diálogos que conduziram, numa 2.ª parte, à apresentação do desafio às crianças – dar início a uma história partindo da observação de vários objetos guardados num baú.  O texto espontâneo, registado pelos professores bibliotecários, surgiu facilmente e com grande naturalidade! Parabéns a estes pequenos grandes autores que partindo de um baú de memórias começaram a criar algo que irá ser uma futura memória!

O registo das ideias lançadas por estas crianças segue agora para outro Agrupamento, onde alunos do 1.º ciclo irão dar continuidade à história. O processo a seguir será o de ir aumentando a complexidade da trama uma vez que cada agrupamento irá participar com um ciclo de ensino diferente. Assim, posteriormente, seguirá para uma escola onde participam alunos de 2.º ciclo, depois noutra serão de 3.º ciclo, noutra ainda alunos de secundário e finalizará com a colaboração de pais de outro estabelecimento.