Jun 09 2018

Recriação histórica “Por Ti’ Maio” – uma tarde memorável

No âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do Cego do Maio e dos 20 anos da EB 2,3 Cego do Maio, as escolas do Agrupamento , em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, realizaram, na passada quarta-feira, a recriação histórica intitulada “Por Ti’Maio” pelas ruas da cidade da Póvoa de Varzim.

Antes da saída do cortejo da E.B. 2/3 Cego do Maio, que envolveu dezenas de figurantes, entre alunos, professores, encarregados de educação e comunidade em geral, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou uma sala da escola designada “Sala Cego do Maio” em homenagem ao patrono.

O cortejo com quadros representativos da vida e missão da figura Cego do Maio, da população e do quotidiano do seu tempo, das expressões da Fé e da cultura local saíram da escola sede em direção ao largo da Igreja da Lapa onde foram encenados vários quadros evocativos do quotidiano piscatório poveiro do século XIX, entre os quais se destacaram: a encenação de um casamento junto à Igreja da Lapa, um simulacro marítimo, no interior do Porto de Pesca, com a cena do naufrágio e salvamento como forma de homenagear a bravura de Cego do Maio. Realizou-se, depois, uma procissão dos romeiros, saída da Igreja da Lapa, em ação de graças por mais um salvamento para agradecer a proteção divina e, por fim, a atuação dos ranchos (Rancho Infantil da Escola Básica do Século e Rancho das Tricanas da Lapa). A tarde terminou com um lanche piquenique junto ao Centro Ocupacional da Lapa.

Um bem-haja a todos os participantes, colaboradores, apoiantes e público em geral que tornaram esta tarde memórável para a Póvoa de Varzim e, em particular, para a comunidade educativa do Agrupamento.

FOTOGALERIA (Clica na imagem)

Notícias:

Saiu à rua a recriação histórica de Cego do Maio  (Mais/Semanário)
Poveiros presenciam quadros vivos do Cego do Maio (Mais/Semanário)
RECRIAÇÃO HISTÓRICA “POR TI’MAIO” (CM Póvoa de Varzim)

Imagens da homenagem ao herói poveiro Cego do Maio (Jornal Notícias)