O Agrupamento de Escolas Cego do Maio aderiu à iniciativa nacional da semana da leitura pelo que, entre os dias 27 e 31 de março desenvolveu atividades que celebraram a Leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.
A biblioteca escolar esteve, como sempre, no centro desta comemoração nas escolas, promovendo interações com a comunidade, encontrando parcerias e praticando a leitura como um hábito de todos os dias.
Na escola 1.ºciclo/JI do Século, a biblioteca promoveu atividades de incentivo à leitura: os alunos foram convidados a passar na biblioteca para conhecer os novos livros e participaram na hora do conto, onde numa das sessões foi contada a história do “Freguês Caloteiro” de Luísa Dacosta, com teatro de fantoches. A professora Ana Ribeiro retomou as sessões de “Contar histórias” dinamizando atividades com várias turmas das 3 escolas do 1.º ciclo do Agrupamento.
A biblioteca escolar colaborou ainda nas várias iniciativas concelhias destacando-se a Atividade “Mãos à obra” – Exposição de trabalhos produzidos pelas crianças e alunos do concelho, no âmbito das leituras realizadas. Todos os agrupamentos do concelho e escolas secundárias partilham as suas produções na Biblioteca Diana Bar e que poderá ser visitada até dia 28 de abril. Nesta Exposição estão em destaque os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola do Século sobre os livros “As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi e “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade.
Na EB 2,3 Cego do Maio, sob a coordenação do Grupo de Português, houve apresentações dos alunos todos os dias na Sala de Professores, durante o intervalo de 15 minutos do turno da manhã. Alguns alunos realizaram a atividade “Ler porta a porta”, pelo que várias turmas tiveram visitas nas suas salas de aula e puderam assistir à leitura e dramatizações de poemas.
Na 4.ª feira, dia 29, como vem sendo hábito, realizou-se o “Café com Letras”, um lanche convívio em que todos os professores foram convidados a participar e a divertirem-se. Nas mesas foram colocados postais com poemas em português, francês e inglês. Na 5.ª feira, dia 30, a turma F do 9.ºano cantou na sala de professores uma música francesa.
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços.








































