AE Cego do Maio na Conferência da Unesco 2018 – “A Educação artística nas escolas”

Teve lugar hoje, 22 de maio, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto a  conferência “Educação, Artes e Bibliotecas”, iniciativa integrada na  celebração da Semana Internacional da Educação Artística e promovida pela Comissão Nacional da UNESCO e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Os professores bibliotecários do AE Cego do Maio, Ana Ribeiro e Delfim Fernandes, participaram no painel “A Educação artística nas escolas – criatividade e educação”.
Partilhamos aqui na página do Agrupamento um resumo da apresentação do  AE Cego do Maio:
“No AE Cego do Maio existe a cultura da resposta às iniciativas de cariz literário e artístico através da participação em diferentes projetos, de iniciativa interna, do Ministério da Educação ou até no âmbito Europeu. São de destacar projetos de embelezamento do espaço escolar com intervenção transdisciplinar como a pintura artística de cacifos, muros, vitrais e painéis; Exposições de Cerâmica com os materiais produzidos nos Cursos CEF e Vocacionais, com reconhecimento externo pela sua qualidade; Reconstituições Históricas dentro e fora do espaço escolar envolvendo diversas entidades, como por exemplo, “A Ida a Banhos na Póvoa de Varzim” e “Tributo a Cego do Maio”; “Festival de Storytelling” e “Passeio de escritores europeus”, no âmbito do Projeto Erasmus+; A Biblioteca Escolar dinamizou o projeto de escrita criativa e ilustração “Cultivar Talentos”, que culminou na publicação de cinco obras. Todas estas iniciativas pretendem despertar o interesse pela Herança Cultural, produzindo e divulgando trabalhos escolares abrangentes em diferentes áreas. Da Cerâmica, à pintura, às artes performativas e literárias, a Biblioteca tem centrado a sua participação na vida escolar com a promoção dos valores humanos inerentes à Educação para e pela Arte.”

Esta conferência visou debater o papel das bibliotecas públicas e das bibliotecas escolares na promoção da educação artística. Teve  como convidados de honra o Vice-Presidente  da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino e a representante da Comissão Nacional da UNESCO. Dra. Fátima Claudina.
 A conferência contou ainda com os testemunhos de representantes das Bibliotecas Municipais Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis e de Sever do Vouga e das Bibliotecas escolares de todos os Agrupamentos de Escolas e das Escolas Secundárias da Póvoa de Varzim.
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com