AE Cego do Maio nas Histórias da Ajudaris’17

Os  alunos das turmas de 4.ºano do ano transato das escolas da Giesteira, Nova Sintra, Pedreira/Argivai e do 2.º ano da Escola do Século estiveram ontem, dia 28 de outubro, presentes no Lançamento Nacional do livro “Histórias da Ajudaris’17, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Todos juntos, alunos pais e professores, partimos  em carros particulares e numa camioneta cedida pelo Turismo da Póvoa de Varzim até Gondomar.

Num Pavilhão repleto de crianças vindas de todos os cantos do país assistimos a um espetáculo dirigido aos nosso pequenos autores e à entrega dos diplomas de participação. A apresentação esteve a cargo de um conhecido contador de histórias no nosso Agrupamento, Rui Ramos, e da jornalista Maria João Carreira. Entre atuações preparadas por alunos de outras escolas, assistimos a intervenções de várias personalidades, entre as quais a presidente da Associação Ajudaris, Rosa Mendes Vilas Boas, o humorista Fernando Rocha e o escritor António Mota. Mas para deliciar mais ainda as crianças esteve o Palhaço Batatolas.

O nosso Agrupamento começou a participar neste projeto em 2014, através da Biblioteca Escolar, e desde então as histórias criadas pelos nossos alunos  têm  vindo a ser selecionadas para integrar a coleção “Histórias da Ajudaris”. Este ano, os textos criados tinham como tema “A Família” e todos ficaram muito felizes quando abriram o livro e descobriram as belíssimas ilustrações feitas pelos artistas solidários para os textos dos nossos pequenos escritores.

O projeto nasceu em 2009, e visa fomentar o gosto pela escrita, leitura, arte e solidariedade. É um projeto solidário, criativo e repleto de afetos que compila histórias escritas por crianças de escolas solidárias de vários pontos do país e pinceladas por artistas conceituados, resultando numa obra colectiva.
Dirige-se a crianças dos 3 aos 12 anos de idade e pode ser adquirido por 5€. Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem para a prossecução dos projectos sociais em desenvolvimento..

No dia 30 de novembro irá realizar-se a apresentação do livro no nosso Agrupamento, escola solidária deste projeto,  que vai contar com a apresentação dos nossos artistas, uma venda solidária e sessão de autógrafos.

   

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com