Encontro de Alunos Erasmus na Alemanha: Uma Experiência memorável

Cinco alunos do 9.º ano da nossa escola vivenciaram entre os dias 22 e 26 de novembro mais uma emocionante experiência Erasmus na Realschule em Bobingen, na Alemanha, mergulhando em atividades relacionadas com a  robótica e a sustentabilidade, tanto na escola local quanto na Universidade de Augsburg e no fascinante Deutsches Museum em Munique.

As atividades centradas na robótica proporcionaram aos alunos a oportunidade de aperfeiçoar as suas competências tecnológicas, trabalhando em projetos práticos e interagindo com estudantes e professores alemães. Além disso, a ênfase na sustentabilidade permitiu que os participantes explorassem soluções inovadoras para desafios ambientais atuais.

Durante a semana, os alunos e professores não se limitaram ao ambiente académico, pois também tiveram a oportunidade de vivenciar a rica herança cultural das cidades alemãs. Visitas a locais emblemáticos em Augsburg e Munique proporcionaram uma imersão nas tradições, história e arte deste país europeu.

Um aspeto notável deste intercâmbio foi o alojamento dos nossos alunos nas casas das famílias de alunos alemães, proporcionando uma experiência única de imersão na cultura local. No mesmo espaço, os alunos participaram ativamente com colegas de outras regiões, incluindo Espanha, representada por estudantes de Zamora e Jaén. As professoras acompanhantes, Ana Ribeiro e Mónica Brandão, tiveram ainda a oportunidade de observar duas aulas de Inglês e discutir práticas pedagógicas com outros professores e o Diretor, Arlindo Ferreira, realizou durante a semana uma atividade de jobshadowing que envolveu diversas tarefas, desde a análise organizacional até a integração de tecnologia na educação. Essa experiência incluiu a imersão na cultura da escola alemã e a colaboração intercultural.

Este intercâmbio não apenas ampliou os horizontes académicos e profissionais dos nossos alunos e professores, mas também promoveu o entendimento intercultural e fortaleceu os laços de amizade entre eles, os colegas alemães e os estudantes e professores espanhóis.

Parabéns aos alunos envolvidos por representarem tão bem a nossa escola e pela dedicação em absorver conhecimento num ambiente internacional! Está previsto que os parceiros de intercâmbio alemães e espanhóis de Jaén participem num encontro na nossa escola em outubro de 2024.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com