Encontro Erasmus+ na Alemanha |Projeto European Future Skills

 Realizou-se entre os dias 16 e 20 de maio o terceiro encontro do Projeto Erasmus+“European Future Skills” na escola parceira alemã Staatliche Realschule em Bobingen.

Neste encontro participaram três alunos dos 7.º e 9.ºanos da EB 2,3 Cego do Maio em conjunto com alunos das escolas parceiras da Letónia, Grécia e Estónia, sendo acompanhados pela coordenadora local do projeto, Mónica Brandão.

Os alunos participantes foram muito bem recebidos e acarinhados pelas famílias alemãs onde ficaram alojados ao longo da semana e, na escola, participaram em atividades relacionadas com a temática do projeto que pretende desenvolver competências como o espírito crítico, a autonomia e a cooperação: realizaram jogos de apresentação, apresentaram os seus países e escolas, o sistema escolar de cada país, participaram em workshops e debates sobre as competências necessárias para desempenhar determinadas profissões ou atividades, bem como as respetivas skills. A equipa portuguesa preparou ainda um workshop sobre Creative Thinking, tendo elaborado duas atividades distintas, mas com o mesmo propósito. Os alunos participaram com entusiasmo, especialmente quando tiveram de jogar um Escape Room online, elaborado especialmente para desenvolver o seu pensamento crítico e criativo. No final das atividades, cada grupo escolheu a qualidade que será necessária e mais importante para desempenhar uma função no futuro mundo do trabalho.

Paralelo às atividades na escola alemã, foram realizadas visitas guiadas e verdadeiras aulas ao ar livre em lugares icónicos de Bobingen e Augsburg, como o Zoo de Augsburg. Os alunos ficaram ainda a conhecer o Linderhof Palace, muito perto dos Alpes. Foi ainda realizada uma visita a  Munique, onde foi possível conhecer um pouco da história da cidade.

Mais uma vez, este intercâmbio escolar deu-lhes a oportunidade única de interagirem com a comunidade alemã e os alunos provenientes das outras escolas parceiras e a criação de elos de amizade e camaradagem com diversos jovens europeus.

Foi uma semana intensa de trabalho e também diversão. A equipa portuguesa sente-se orgulhosa dos seus alunos que se mostraram comunicativos, prestáveis e colaborantes nas tarefas propostas e uma postura exemplar quer na escola quer nas famílias que os acolheram.

This slideshow requires JavaScript.