REEI–Rede de Escolas para a Educação Intercultural

Ao integrar a REEI, o AE Cego do Maio assume um papel ativo na promoção de uma educação que prepara os alunos para viverem num mundo plural e interdependente. Esta abordagem contribui não só para o sucesso educativo, mas também para o fortalecimento da coesão social, incentivando a empatia, a participação cívica, o pensamento crítico e o respeito mútuo dentro e fora do contexto escolar.

O Programa REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural  é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as Migrações, do Ministério da Educação e da Fundação Aga Khan Portugal, que visa promover a educação intercultural nas escolas portuguesas, reconhecendo a diversidade (cultural, linguística e social) como uma riqueza e um fator essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

Ao longo das últimas décadas o sistema educativo português tem vindo a reconhecer e valorizar a crescente diversidade das comunidades educativas, decorrente do aumento e da diversificação dos fluxos migratórios internos e externos.

A REEI procura fomentar o diálogo intercultural, o respeito pela diferença e a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente da sua origem cultural, étnica, linguística ou religiosa, com vista à prevenção de situações de discriminação, exclusão e preconceito.

Esta rede envolve estabelecimentos de educação e ensino de diferentes níveis que se comprometem a integrar a interculturalidade nas suas práticas educativas, no currículo, na organização escolar e na relação com a comunidade.

Através da partilha de boas práticas, da formação de docentes e do desenvolvimento de projetos pedagógicos, as escolas da rede trabalham temas como os direitos humanos, a cidadania global, a inclusão, a prevenção da discriminação e do racismo, bem como a valorização das identidades e histórias de vida dos alunos.

Para as Escolas que incorporam a Educação Intercultural e que tiram conscientemente proveito da diversidade, a abordagem intercultural é um processo e um comprometimento. Não se trata de uma matéria académica que é ensinada, mas de uma vivência coletiva na qual toda a comunidade educativa se desenvolve e aprende a partir daquilo que observa e em que interage.

🔗GUIÃO DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE ALUNOS MIGRANTES