🧑‍🚀🥚Desafio Astro-Ovo | Clube Ciência Viva

O Clube de Ciência Viva Cego do Maio, durante o 2.º período, está a desenvolver o projeto “Astro Ovo-Desafio Criativo” proposto pela Esero-Portugal um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) para os alunos de todas as escolas do país.

Este projeto consiste na construção de uma “nave” de aterragem cujo passageiro será um ovo cru, o astro ovo. O objetivo é que este sobreviva ao impacto no solo aquando da aterragem de uma altura de 5 metros (2.º ciclo) e 7 metros (3.º ciclo). Sobreviver significa que o astro ovo não quebre para os participantes do 2.º ciclo e, no caso dos participantes do 3.º ciclo, além de não quebrar, não pode ter nenhuma fissura na casca.

Para a concretização do projeto, foi delineado pelos responsáveis do clube um plano de ação para várias sessões onde, entre outros, incluiu a apresentação do regulamento do projeto, atividades de investigação e experimentação para optimizar as melhores escolhas dos materiais de construção de modo a conseguir a eficiência máxima no impacto do astro ovo com o solo, construção e testes de voo. Neste momento alguns grupos já estão na fase de pré-testes e outros na construção. Depois do Carnaval todos serão submetidos ao teste final e, em caso de sucesso, serão enviados para a Esero-Portugal.

Se quiserem seguir o desenvolvimento dos trabalhos podem ir espreitando a página do projeto: https://padlet.com/clubecvcm/astro-ovo-liowrc9s1s9y443j

 

Made with Padlet

 

 

This slideshow requires JavaScript.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com