Provas

Provas 2026

 

Instalação do Programa Intuitivo

Publicam-se os links para instalação do programa Intuitivo, que é o programa onde se realizarão as Provas ModA e que tem de estar instalado em cada computador.

Windows: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.exe (Tamanho: 176 MB)
Linux: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.AppImage (Tamanho: 185 MB)
macOS: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.dmg (Tamanho: 192 MB)
iOS: https://apps.apple.com/pt/app/intuitivo/id6449191657
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.intuititvo.mobileApp&hl=pt_PT&gl=US

Ver as instruções completas neste Manual de Apoio à Instalação da APP

CALENDÁRIO DAS PROVAS ENSAIO (AECM)

 

Guia Provas Ensaio 2026

Manual APP Realização 2026

Guia Geral de Exames 2026

NORMA 01/JNE/2026 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Despacho Normativo n.º 3/2026, de 23 de fevereiro – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para os anos letivos de 2025-2026 a 2027-2028

Alteração ao calendário das Provas-Ensaio 2025-2026

Despacho n.º 14616-A/2025, de 9 de dezembro – Aprova o calendário, para o ano letivo de 2025-2026, das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário

 

Disponibilizam-se as informações-prova de 2025/2026.

Consulte-as acedendo à

  • Informação-Prova Geral –  novembro de 2025, integrando as informações das Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA)

 


Provas  2024/2025

 

Calendário

 

Informações-Prova 2024/2025

Disponibilizam-se as instruções de realização das provas de 2024/2025.

Consulte-as acedendo a

(Nas instruções de realização das provas ModA com componente do oral, terá acesso ao respetivo Manual de Aplicação.)

Disponibilizam-se as informações-prova de 2024/2025.

Consulte-as acedendo à

  • Informação-Prova Geral – republicada a 13 de março, integrando as informações das Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA)

 

Informações-Prova a Nível de Escola e das Provas de Equivalência à Frequência

 

9.º Ano

Legislação/Documentos

Despacho Normativo n.º 2-A/2025, de 3 de março – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2024/2025.

 

Provas ModA 2025

Provas Ensaio 2025

 

Instalação do Programa Intuitivo

Publicam-se os links para instalação do programa Intuitivo, que é o programa onde se realizarão as Provas ModA e que tem de estar instalado em cada computador.

Windows: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.exe
Linux: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.AppImage
macOS: https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.dmg
IOS: https://apps.apple.com/pt/app/intuitivo/id6449191657
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.intuititvo.mobileApp&hl=pt_PT&gl=US

 

Informações para os Encarregados de Educação

 

Links úteis

 


 

Provas  2023/2024

 

Ficha síntese da intervenção realizada nesse estabelecimento no passado dia 2024/06/17, no âmbito da atividade Provas de Avaliação Externa, integrada no plano de atividades de 2024 da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Informação Prova Geral

informações complementares das Provas de Aferição

Legislação/Documentos

Despacho Normativo n.º 4/2024, de 21 de fevereiro – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024

Despacho n.º 3025/2024, de 21 de março – Altera o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022­‑2023 e de 2023­‑2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré­‑escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.

Calendários

Informações para os Encarregados de Educação

 

Informações Prova a Nível de Escola e das Provas de Equivalência à Frequência

 

6.º Ano

 

9.º Ano

 

Links úteis

 


 

Provas  2022/2023

 

Legislação/Documentos

Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril – Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-2023.

Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril – Estabelece, para o ano letivo de 2022-2023, medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior.

Calendários

Informações para os Encarregados de Educação

Informação Prova Geral (Incluí as Informações Prova das Provas de Aferição e das Provas Finais)

Informações Complementares das Provas de Aferição

 

Instruções de Realização, Cotações e Critérios Gerais de Classificação das Provas de Aferição – 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade

 

Instruções de Realização, Cotações e Critérios Gerais de Classificação das Provas Finais de Ciclo – 9.º ano de escolaridade

Informações Prova a Nível de Escola e das Provas de Equivalência à Frequência

 

Links úteis